sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Curiosidade 92:

Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou?

R: Jael. Juízes 4:18,21.

18 E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta.

21 Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Misterio 9:

Na proxima vez que voce achar que Deus nao pode te usar, somente lembre-se...

Noe foi um beberrao
Abraao era muito velho
Isaque foi um sonhador
Jaco foi um mentiroso
Lea era feia
Jose foi maltratado e abusado
Moises tinha sua fala pesada
Gideao foi medroso
Sansao tinha cabelos longos e era mulherengo
Raab era prostituta
Jeremias e Timoteo eram muito novos
Davi teve um caso e cometeu assasinato
Elias foi suicida
Jonas correu de Deus
Naomi era uma viuva
Jo foi a falencia
Pedro negou a Cristo
Os discipulos dormiram enquanto oravam
Marta se preocupou com as demais coisas
A mulher Samaritana era divorciada mais de uma vez
Zaqueu tinha uma estatura pequena
Paulo foi muito religioso
Timoteo tinha uma ulcera...e
Lazaro estava morto !

AMADOS, DEIXA DEUS TE USAR !!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Curiosidade 91:

Qual o comandante de Israel que disse que só iria à batalha se uma mulher fosse com ele?

R: Baraque. Juízes 4:4,6,8-9.

4 E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
6 E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
8 Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
9 E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

Misterio 8:

Qual era, afinal o sabor do mana?

E dito que o sabor do mana era "como de bolos amassados com azeite" ( Nm 11:8 )
Mas Exodo 16:31 afirma que o mana era "de sabor como bolos de mel".

RESPOSTA:

A segunda descricao pode ser referente ao mana em seu estado natural; a primeira, ao mana depois de cozido. Observa-se que neste mesmo versiculo e dito que o mana era moido em moinhhos e cozido em panelas.
Porem, mesmo considerando que as duas passagens estejam falando do mana na mesma condicao, elas nao sao mutuamente exclusivas.

domingo, 18 de outubro de 2009

Misterio 7:

As leis contra o homossexualismo foram abolidas?

"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" Levitico 18:22

A lei contra o homossexualismo e encontrada na lei Levitica (Lv 18:22), ao lado de leis que proibiam comer carne de porco e camarao (Lv 11:2-3,10). Mas estas leis ceremoniais foram abolidas, Atos 10:15 "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.". Sendo este caso, alguns insistem em dizer que as leis contra o homossexualismo tambem nao estao em vigor.

RESPOSTA:

As leis contra as praticas homosexuais nao sao apenas ceremoniais. Simplesmente porque a proibicao do homossexualismo encontra-se em Levitico, isso nao significa que essa lei fizesse parte da lei ceremonial que perdeu a validade.

#1 - Se a lei contra o homossexualismo fosse uma lei meramente ceremonial (e dai abolida), entao o estrupo, o incesto e a bestialidade tambem nao seriam praticas moralmente erradas, ja que elas sao reprovadas no mesmo capitulo da condenacao do homossexualismo (Lv 18:6-14;22-23).

#2 - Os pecados homossexuais entre os gentios foram tambem condenados por Deus..
Rm 1:26("E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza..."),
e os gentios nao tinham leis ceremoniais... Rm 2:12-15
("12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;..."). Foi precisamente por esta razao que Deus trouxe juizo aos cananeus (Gn 19:13,25).

#3 - Mesmo na lei judaica levitica havia uma diferenca na penalidade imposta a quem violasse a lei ceremonial de nao comer carne de porco nem camarao ( que era alguns dias de isoolamento ), e a que praticasse o homossexualismo ( que era pena de morte ), conforme Levitico 18:29 "Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo."

#4 - Jesus alterou as leis alimentares do Antigo Testamento ( Mc 7:18-20; At 10:15 )"Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre,.." ,

mas as proibicoes morais contra o homossexualismo continuam ainda prescritas para os crentes no Novo Testamento.(Rm 1:26-27; ICo 6:9-10; ITm 1:10; Jd 7 )

Rm 1:26-27 - "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."

ICo 6:9-10 - "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,..."

ITm 1:8-10 - "Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,..."

Jd 7 - "Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."

Que possamos orar com mais vigor e pregar com intrepidez o evangelho da graca afim de ganhar almas para Cristo Jesus.

sábado, 17 de outubro de 2009

Misterio 6:

Deus tem bracos, pernas, maos, olhos, dedos?

(Ex 31:18 - E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.)

Este versiculo diz que as tabuas dos Dez Mandamentos foram "escritas pelo dedo de Deus". Mas a Biblia diz tambem com firmeza que... Jo 4:24 "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
e que espiritos nao tem...Lc 24:39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

Como entao pode Deus ter dedos?

RESPOSTA: No sentido literal, Deus nao tem dedos. A expressao "dedos de Deus" e figura de linguagem que indica o envolvimento direto de Deus na producao dos Dez Mandamentos. Essa figura e chamada de antropomorfismo ( falar de Deus com termos humanos ) A Biblia usa muitas figuras de linguagem as referir-se a Deus, inclusive "braco"(Dt 7:19), "asas" (Sl 91:4) e "olhos" (Hb 4:14).

Nenhum desses casos deve ser tomado literalmente, embora todos eles descrevam alguma coisa exata e verdadeira sobre Deus.

Literal ou nao esta escrito...isso que importa.

Misterio 5:

Pode se ver o rosto de Deus?

"...e viram o Deus de Israel...Exodo 24:10 ( E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. )

De acordo com esse versiculo, Moises e os ancias "viram o Deus de Israel". Contudo, Deus disse a Moises que ele nao podia ver a face de Deus ( Ex 33:20 - E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.), e Joao deixa bem claro: " Ninguem jamais viu a Deus" ( Jo 1:18 - Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. )

RESPOSTA:

Deus nao pode ser conhecido completamente nesta vida. ( I Co 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.)

Deus pode ser conhecido ( Rm 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; ) mais ele nao pode ser conhecido em si mesmo.

Conquanto seja verdade que " Ninguem jamais viu a Deus" [em sua essencia], conforme Joao 1:18, nao obstante o seu filho unigenito o revelou.

Assim Jesus pode dizer: Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Jo 14:9

Curiosidade 90:

Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois?

R: Sangar. Juízes 3:31.

Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.

Curiosidade 89:

Em que capítulo e livro aparece uma suíte (quarto e banheiro)?

R: Juízes 3:24 - E, saindo ele, vieram os servos do rei, e viram, e eis que as portas da sala estavam fechadas; e disseram: Sem dúvida está cobrindo seus pés na recâmara da sala de verão.

Curiosidade 88:

Qual o rei citado na Bíblia pelo seu peso?

R: Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3:17.

E levou aquele presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo.

Curiosidade 87:

Que rei reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que ele tinha feito aos seus inimigos?

R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Juízes 1:6-7.

6 Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
7 Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.

Curiosidade 86:

Onde se lê (num mesmo livro) na Bíblia o nome de um estado brasileiro e de sua capital?

R: Pará - Josué 18:23 - E Avim, e Pará, e Ofra,

e Belém - Josué 19:15 - E Catate, Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém; doze cidades e as suas aldeias.

Curiosidade 85:

Que homem, citado na Bíblia, era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes)?

R: Arba. Josué 14:15.

E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curiosidade 84:

O engracado deste versiculo e que Lo levantou os olhos e escolheu Gomorra, e foi a maior desgraca de sua vida, pois a cidade estava cheia de impurezas e depois sofreu a ira de Deus sendo destruida.

Ele deveria ter escolhido, GoVIVA, nao GoMORRA !!! rsrsrsrsrs ( a palavra "Go" no Ingles quer dizer "Vai", imagine so, Vai Morra.....rsrsrsrsrs, deveria ser Vai Viva......

Gn 13:10

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.

domingo, 11 de outubro de 2009

Curiosidade 83:

Quem foi sepultado por Deus em um vale?

R: Moisés. Deuteronômio 34:5-6.

5
Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.
6
E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

Curiosidade 82:

Quais as 4 cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas por causa da ira de Deus?

R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29:23.

E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor.

Curiosidade 81:

Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto?

R: Pão e vinho. Deuteronômio 29:5-6.

5
E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.
6
Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que soubésseis que eu sou o SENHOR vosso Deus.

Curiosidade 80:

Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza?

R: Deuteronômio 20:19.

Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.

Curiosidade 79:

Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?

R: Balaão. Números 22:25.

25
Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.

Curiosidade 78:

Qual rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar?

R: Balaque, rei de Moabe. Números 22:5-6,12 e Números 23:11-12.


5
Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim.
6
Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
12
Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito.

11
Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste.
12
E ele respondeu, e disse: Porventura não terei cuidado de falar o que o SENHOR pôs na minha boca?

Curiosidade 77:

Onde aparece que o povo de Deus não deve se tatuar?

R: Levítico 19:28.

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Curiosidade 76:

Qual a única referência da bíblia a anões?

R: Levítico 21:20

Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.

Curiosidade 75:

Onde aparece que Ninguém deve aparecer diante de Deus (no tabernáculo) de mãos vazias (sem o que dar para Ele)?

R: Êxodo 34:20.

O burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo o primogênito de teus filhos resgatarás. E ninguém aparecerá vazio diante de mim.

Curiosidade 74:

Quando aparece a primeira referência ao Livro da Vida do Senhor?

R: Êxodo 32:33.

Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.

Curiosidade 73:

Onde há pena de morte prescrita para um animal?

R: Êxodo 21:28

E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido.

Curiosidade 72:

Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?

R: Êxodo 23:20-21.

20
Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
21
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.

PS: o Anjo poderia se irar como o povo, isso quer dizer que eles podem ter sentimentos e emocoes!!

Curiosidade 71:

Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?

R: Êxodo 21:27.

E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.

Curiosidade 70:

Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois?

R: Êxodo 15:23-25.

23
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
24
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
25
E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.

Curiosidade 69:

Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?

R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.

E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.

Curiosidade 68:

Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?

R: Moisés. Êxodo 4:24-25.

24
E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar.
25
Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.

Curiosidade 67:

Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?

R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8-10.

8
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
9
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Curiosidade 66:

Quando ocorreu a primeira cirurgia e por quem foi realizada?

R: Foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. Gênesis. 2:21-22

21
¶ Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Curiosidade 65:

Donde aparece na Bíblia a primeira idéia de caixão de defunto?

R: Com José em Gênesis 50:26.

E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.

Curiosidade 64:

Quantos anos viveu Jacó no Egito?

R: 17 anos. Gênesis 47:9 e 47:28 => 147 na morte - 130 da vinda ao Egito = 17 anos.

9
E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos, poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações.
28
E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.

Curiosidade 63:

Quantos netos teve Jacó só dos filhos homens?

R: 54 netos: Rúben (4), Simeão (6), Levi (3), Judá (5), Issacar (4), Zebulon (3), José (2), Benjamim (10), Dã (1), Naftali (4), Gade, Aser.

Gênesis 46:9-27.

Curiosidade 62:

Qual a referência bíblica para a existência do cumprimento: Tudo bem?

R: Em Gênesis 43:27.

E ele lhes perguntou como estavam, e disse: Vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? Ainda vive?

Curiosidade 61:

Qual era o percentual do imposto no tempo do Faraó e de José no Egito?

R: 20% - Gênesis 41:34.

Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,

Curiosidade 60:

Onde aparece que ídolos e argolas ou brincos eram símbolos usados por estrangeiros?

R: Em Gênesis 35:4.

Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

Curiosidade 59:

Quando aparece a primeira referência à regra (menstruação) das mulheres?

R: Em Gênesis 31:35.

E ela disse a seu pai: Não se acenda a ira aos olhos de meu senhor, que não posso levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.

Curiosidade 58:

Quando aparece a primeira referência à Seleção Genética?

R: Em Gênesis 30:32, 38-43. Jacó com suas ovelhas e cordeiros.

32
Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário.
38
E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
39
E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
40
Então separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pós o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
41
E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
42
Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
43
E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.

Curiosidade 57:

Donde surgiu a tradição de dar flores para as mães, namoradas e esposas?


R: Em Gênesis 30:14. De Rúben para Lia sua mãe.

E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho.

Curiosidade 56:

Onde há referências que podiam haver mandamentos, preceitos, estatutos e leis escritas antes mesmo de Moisés e do Gênesis ter sido criado?

R: Em Gênesis 26:5. - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.