terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Misterio 12:

Os mortos estao dormindo ou conscientes ? 2 Reis 14:29

Como ocorre nesta passagem, a Biblia com frequencia fala da morte como sendo um tempo em que a pessoa " dormiu com seus pais" ( outros textos, por exemplo, sao:
1 Rs 2:10 > E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
1 Rs 11:21,43 > Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra. 43> E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Rs 14:20 > E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.

Jesus disse: "Nosso amigo Lazaro adormeceu" (Jo 11:11), quando ele estava morto (Jo 11:14). Paulo fala dos crentes "que dormem" no Senhor ( 1 Ts 4:13 > Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. ( 1 Co 15:51 > Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;)

Contudo, em outras partes, a Biblia fala que as pessoas estao conscientes na presenca de Deus depois de sua morte.
2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Fp 1:23 > Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

RESPOSTA:

O primeiro grupo de versiculos refere-se ao corpo e o segundo, a alma. "Dormir" e uma apropriada figura de linguagem para a morte do corpo, ja que ela e apenas temporaria, esperando pela ressurreicao, quando o corpo sera despertado de seu sono. Alem disso, tanto no sono como na morte a pessoa tem a mesma postura, ou seja, fica, deitada.
A Biblia e muito clara a respeito do fato de que a alma do crente ( espirito ) sobrevive apos a morte ( Lc 12:4 > E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.), que ela esta conscientemente presente com o Senhor ( 2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.) num lugar melhor ( Fp 1:23 > Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.), onde outras almas estao conversando ( Mt 17:3 > E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.) e ate mesmo orando ( Ap 6:9-10 > 9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? ). Analogamente, a alma do incredulo vai para um lugar de tormento consciente ( Mt 25:41 > Lc 16:22-26 > Ap 19:20-20:15 ).

Misterio 11:

Os mortos tem memoria? Eclesiastes 9:5

Aparentemente Salomao parece estar dizendo que os mortos nao tem mais nocao de nada. Ele escreveu: " os mortos nao sabem cousa nenhuma...porque a sua memoria jaz no esquecimento" ( Ec 9:5 > Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.) Semelhantemente, o salmista disse: Pois, na morte, nao ha recordacao..." ( Sl 6:5 > Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? )
Mais isso parece contradizer as muitas passagens que falam de as almas estarem conscientes apos a morte.
2 Sm 12:23 > Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

RESPOSTA:

A Biblia ensina que a alma sobrevive a morte num estado consciente de conhecimento ( 2 Reis 14:29 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.)
As passagens que dizem que nao ha conhecimento ou lembranca apos a morte estao falando de nao haver memoria neste mundo, e nao de que nao ha momoria deste mundo. Salomao esclarreceu o seu comentario dizendo: " porque a sepultura, para onde tu vais, nao ha...conhecimento" ( Ec 9:10 > Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.), deixando claro que e na sepultura que nao ha lembranca de nada.

Ele afirmou tambem que os mortos nao sabem o que se passa "debaixo do sol" ( Ec 9:6 > Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.)
Mas conquanto nao sabiam o que ocorre na terra, certamente sabem o que esta ocorrendo no ceu ( Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.)

Em resumo, estes textos referem-se simplesmente ao homen em relacao a esta vida presente - eles nada dizem a respeito da vida futura, apos esta que vivemos.

Misterio 10:

Deus mandou fazer da serpente um idolo? Numeros 21:9

Deus ordenou a Moises que nao fizesse nenhuma "imagem de escultura" ( Ex 20:4 > Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. )para que nao fosse como um idolo. Contudo, mais a diante ele ordenou a Moises: "Fase uma serpente de bronze, e poe-na sobre uma haste" ( Nm 21::8 ). Posteriormente, o povo adorou essa mesma imagem ( 2 Rs 18:4 > Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.)

Deus entao ordenou que Moises violasse aqueles mandamentos contra a idolatria, o qual ele mesmo lhe dera?

RESPOSTA:

Em primeiro lugar, o mandamento contra a feitura de "imagens de escultura" foi um mandamento proibindo fazer idolos. Deus nao ordenou que Moises fizesse um idolo para o povo adorar, mas que fizesse um simbolo para o qual eles poderiam olhar com fe e assim serem curados. Posteriormente, o povo fez daquele simbolo um idolo. Mas isso nao faria com que o simbolo se tornasse algo mau. Afinal, ate a Biblia tem sido adorada como um idolo. Mas isso nao quer dizer que Deus pretendia que ela se tornasse um idolo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Curiosidade 126:

Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo?

R: Zinri. I Reis 16:18.

E sucedeu que Zinri, vendo que a cidade era tomada, foi ao paço da casa do rei e queimou-a sobre si; e morreu,

Curiosidade 125:

Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa?

R: Jeroboão. I Reis 14:1-2,17.

1 Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão.
2 E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.
17 Então a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.

Curiosidade 124:

Quantas vezes Deus apareceu a Salomão?

R: Duas vezes. I Reis 11:9.

9 Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

Curiosidade 123:

Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos?

R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9:27.

E mandou Hirão com aquelas naus a seus servos, marinheiros, que sabiam do mar, com os servos de Salomão.

Curiosidade 122:

De onde foi tirada a madeira para a construção do 1º Templo de Jerusalém?

R: Do Líbano. I Reis 5:6.

Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.

Curiosidade 121:

Por que o rei Davi não pôde construir um Templo para Deus?

R: Por causa das muitas mortes e guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5:3.

Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do SENHOR seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o SENHOR pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.

Curiosidade 120:

Quantos provérbios escreveu Salomão?

R: 3000. I Reis 4:32.

E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

Curiosidade 119:

Qual o personagem bíblico que morreu por ir em busca dos seus escravos fugitivos?

R: Simei. I Reis 2:40,42,46.

40 Então Simei se levantou, e albardou o seu jumento, e foi a Gate, ter com Aquis, em busca de seus servos; assim foi Simei, e trouxe os seus servos de Gate.

42 Então o rei mandou chamar a Simei, e disse-lhe: Não te conjurei eu pelo SENHOR, e protestei contra ti, dizendo: No dia em que saíres para uma ou outra parte, sabe de certo que, sem dúvida, morrerás? E tu me disseste: Boa é essa palavra que ouvi.

46 E o rei mandou a Benaia, filho de Joiada, o qual saiu, e arremeteu contra ele, de modo que morreu; assim foi confirmado o reino na mão de Salomão.

Curiosidade 118:

Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi?

R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23:8-12.

8 Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
9 E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
10 Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
11 E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
12 Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento.

Curiosidade 117:

Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé?

R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21:20,21.

20 Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante.
21 E injuriava a Israel; porém Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi, o feriu.

Curiosidade 116:

Quem matou o irmão quando o beijava?

R: Joabe. II Samuel 20:9-10.

9 E disse Joabe a Amasa: Vai bem, meu irmão? E Joabe, com a mão direita, pegou da barba de Amasa, para o beijar.
10 E Amasa não se resguardou da espada que estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela na quinta costela, e lhe derramou por terra as entranhas, e não o feriu segunda vez, e morreu; então Joabe e Abisai, seu irmão, foram atrás de Seba, filho de Bicri.

Curiosidade 115:

Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou?

R: Aitofel. II Samuel 17:23.

Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.

Curiosidade 114:

Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se esconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos?

R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17:17-21.

17 Estavam, pois, Jônatas e Aimaás junto à fonte de Rogel; e foi uma criada, e lho disse, e eles foram e o disseram ao rei Davi, porque não podiam ser vistos entrar na cidade.
18 Mas viu-os todavia um moço, e avisou a Absalão; porém ambos logo partiram apressadamente, e entraram em casa de um homem, em Baurim, o qual tinha um poço no seu pátio, e ali dentro desceram.
19 E tomou a mulher a tampa, e a estendeu sobre a boca do poço, e espalhou grão descascado sobre ela; assim nada se soube.
20 Chegando, pois, os servos de Absalão à mulher, àquela casa, disseram: Onde estão Aimaás e Jônatas? E a mulher lhes disse: Já passaram o vau das águas. E havendo-os buscado, e não os achando, voltaram para Jerusalém.
21 E sucedeu que, depois que se retiraram, Aimaás e Jônatas saíram do poço, e foram, e anunciaram a Davi; e disseram a Davi: Levantai-vos, e passai depressa as águas, porque assim aconselhou contra vós Aitofel.

Curiosidade 113:

Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação?

R: Itai. II Samuel 15:21.

Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o SENHOR, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor.

Curiosidade 112:

Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam?

R: Absalão. II Samuel 14:25-26.

E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.

Curiosidade 111:

Que homem israelita era celebrado por sua beleza?

R: Absalão. II Samuel 14:25.

Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.

Curiosidade 110:

Quais os 2 irmãos que, depois de mortos, tiveram suas mãos e pés decepados?

R: Recabe e Baaná. II Samuel 4:8-12.

8 E trouxeram a cabeça de Is-Bosete a Davi, a Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o SENHOR vingou hoje ao rei meu senhor, de Saul e da sua descendência.
9 ¶ Porém Davi, respondendo a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, o beerotita, disse-lhes: Vive o SENHOR, que remiu a minha alma de toda a angústia,
10 Se aquele que me trouxe novas, dizendo: Eis que Saul é morto, parecendo-lhe, porém, aos olhos que era como quem trazia boas novas, eu logo lancei mão dele, e o matei em Ziclague, cuidando ele que eu por isso lhe desse recompensa.
11 Quanto mais a ímpios homens, que mataram um homem justo em sua casa, sobre a sua cama; agora, pois, não requereria eu o seu sangue de vossas mãos, e não vos exterminaria da terra?
12 E deu Davi ordem aos seus moços que os matassem; e cortaram-lhes os pés e as mãos, e os penduraram sobre o tanque de Hebrom; tomaram, porém, a cabeça de Is-Bosete, e a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.

Curiosidade 109:

Quem foi condenado à morte por ter matado um rei de Israel?

R: Um moço amalequita. II Samuel 1:1-16