terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Misterio 11:

Os mortos tem memoria? Eclesiastes 9:5

Aparentemente Salomao parece estar dizendo que os mortos nao tem mais nocao de nada. Ele escreveu: " os mortos nao sabem cousa nenhuma...porque a sua memoria jaz no esquecimento" ( Ec 9:5 > Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.) Semelhantemente, o salmista disse: Pois, na morte, nao ha recordacao..." ( Sl 6:5 > Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? )
Mais isso parece contradizer as muitas passagens que falam de as almas estarem conscientes apos a morte.
2 Sm 12:23 > Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

RESPOSTA:

A Biblia ensina que a alma sobrevive a morte num estado consciente de conhecimento ( 2 Reis 14:29 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.)
As passagens que dizem que nao ha conhecimento ou lembranca apos a morte estao falando de nao haver memoria neste mundo, e nao de que nao ha momoria deste mundo. Salomao esclarreceu o seu comentario dizendo: " porque a sepultura, para onde tu vais, nao ha...conhecimento" ( Ec 9:10 > Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.), deixando claro que e na sepultura que nao ha lembranca de nada.

Ele afirmou tambem que os mortos nao sabem o que se passa "debaixo do sol" ( Ec 9:6 > Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.)
Mas conquanto nao sabiam o que ocorre na terra, certamente sabem o que esta ocorrendo no ceu ( Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.)

Em resumo, estes textos referem-se simplesmente ao homen em relacao a esta vida presente - eles nada dizem a respeito da vida futura, apos esta que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário