terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Misterio 12:

Os mortos estao dormindo ou conscientes ? 2 Reis 14:29

Como ocorre nesta passagem, a Biblia com frequencia fala da morte como sendo um tempo em que a pessoa " dormiu com seus pais" ( outros textos, por exemplo, sao:
1 Rs 2:10 > E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
1 Rs 11:21,43 > Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra. 43> E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Rs 14:20 > E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.

Jesus disse: "Nosso amigo Lazaro adormeceu" (Jo 11:11), quando ele estava morto (Jo 11:14). Paulo fala dos crentes "que dormem" no Senhor ( 1 Ts 4:13 > Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. ( 1 Co 15:51 > Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;)

Contudo, em outras partes, a Biblia fala que as pessoas estao conscientes na presenca de Deus depois de sua morte.
2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Fp 1:23 > Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Ap 6:9 > E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

RESPOSTA:

O primeiro grupo de versiculos refere-se ao corpo e o segundo, a alma. "Dormir" e uma apropriada figura de linguagem para a morte do corpo, ja que ela e apenas temporaria, esperando pela ressurreicao, quando o corpo sera despertado de seu sono. Alem disso, tanto no sono como na morte a pessoa tem a mesma postura, ou seja, fica, deitada.
A Biblia e muito clara a respeito do fato de que a alma do crente ( espirito ) sobrevive apos a morte ( Lc 12:4 > E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.), que ela esta conscientemente presente com o Senhor ( 2 Co 5:8 > Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.) num lugar melhor ( Fp 1:23 > Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.), onde outras almas estao conversando ( Mt 17:3 > E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.) e ate mesmo orando ( Ap 6:9-10 > 9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? ). Analogamente, a alma do incredulo vai para um lugar de tormento consciente ( Mt 25:41 > Lc 16:22-26 > Ap 19:20-20:15 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário