domingo, 18 de outubro de 2009

Misterio 7:

As leis contra o homossexualismo foram abolidas?

"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" Levitico 18:22

A lei contra o homossexualismo e encontrada na lei Levitica (Lv 18:22), ao lado de leis que proibiam comer carne de porco e camarao (Lv 11:2-3,10). Mas estas leis ceremoniais foram abolidas, Atos 10:15 "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.". Sendo este caso, alguns insistem em dizer que as leis contra o homossexualismo tambem nao estao em vigor.

RESPOSTA:

As leis contra as praticas homosexuais nao sao apenas ceremoniais. Simplesmente porque a proibicao do homossexualismo encontra-se em Levitico, isso nao significa que essa lei fizesse parte da lei ceremonial que perdeu a validade.

#1 - Se a lei contra o homossexualismo fosse uma lei meramente ceremonial (e dai abolida), entao o estrupo, o incesto e a bestialidade tambem nao seriam praticas moralmente erradas, ja que elas sao reprovadas no mesmo capitulo da condenacao do homossexualismo (Lv 18:6-14;22-23).

#2 - Os pecados homossexuais entre os gentios foram tambem condenados por Deus..
Rm 1:26("E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza..."),
e os gentios nao tinham leis ceremoniais... Rm 2:12-15
("12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;..."). Foi precisamente por esta razao que Deus trouxe juizo aos cananeus (Gn 19:13,25).

#3 - Mesmo na lei judaica levitica havia uma diferenca na penalidade imposta a quem violasse a lei ceremonial de nao comer carne de porco nem camarao ( que era alguns dias de isoolamento ), e a que praticasse o homossexualismo ( que era pena de morte ), conforme Levitico 18:29 "Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo."

#4 - Jesus alterou as leis alimentares do Antigo Testamento ( Mc 7:18-20; At 10:15 )"Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre,.." ,

mas as proibicoes morais contra o homossexualismo continuam ainda prescritas para os crentes no Novo Testamento.(Rm 1:26-27; ICo 6:9-10; ITm 1:10; Jd 7 )

Rm 1:26-27 - "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."

ICo 6:9-10 - "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,..."

ITm 1:8-10 - "Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,..."

Jd 7 - "Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."

Que possamos orar com mais vigor e pregar com intrepidez o evangelho da graca afim de ganhar almas para Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário